A atual carteira de projetos do Banco Mundial, financiada pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), conta com 12 projetos e um compromisso líquido total de 246,6 milhões de dólares.
São Tomé e Príncipe é uma pequena nação insular de rendimento médio-baixo, com uma população de cerca de 240.000 habitantes e uma área de 960 quilómetros quadrados. Apesar da sua rica biodiversidade e potencial para o turismo baseado na natureza, STP enfrenta desafios estruturais típicos de ilhas pequenas e remotas. A terra e a população limitada restringem a diversificação económica, enquanto o isolamento geográfico aumenta os custos comerciais e a vulnerabilidade a choques externos e climáticos.
O ambiente empresarial sofre com infraestruturas fracas, eletricidade particularmente cara e pouco fiável, instituições frágeis, conectividade limitada e riscos climáticos. As finanças públicas estão sob pressão devido aos elevados custos de prestação de serviços, às baixas receitas internas e à diminuição da ajuda oficial ao desenvolvimento (ODA).
Os riscos incluem atrasos nas reformas energéticas, proteção social fraca, redução do apoio dos doadores, volatilidade dos preços das matérias-primas e choques climáticos.