O envolvimento do Grupo Banco Mundial (GBM) no país está actualmente definido no Quadro de Parceria com o País (CPF) de Moçambique para o período FY23-27, aprovado pelo Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial em Fevereiro de 2023. O objectivo geral do CPF é apoiar o progresso de Moçambique rumo a um desenvolvimento mais verde, mais resiliente e mais inclusivo. Isto será alcançado através da criação de bases para uma transição para: (i) um modelo de crescimento económico que gere mais e melhores empregos, com atenção à participação das mulheres; (ii) instituições mais equitativas e uma sociedade mais resiliente a choques multidimensionais; (iii) um caminho de desenvolvimento futuro alinhado com os objectivos climáticos globais. O apoio do GBM ajudará a abordar as causas subjacentes da fragilidade, conflito e violência. O programa do CPF enfatiza a importância de ampliar o impacto, conduzindo a investimentos transformacionais menos numerosos mas maiores, e prestando maior atenção à implementação.

O Banco Mundial está actualmente a desenvolver um novo Quadro de Parceria com o País em consulta com o Governo de Moçambique, parceiros de desenvolvimento e grupos de partes interessadas mais amplos.

Em Setembro de 2025, o portfólio do Banco Mundial para Moçambique consistia em 33 projectos nacionais (5.034 mil milhões de dólares) e 8 projectos regionais (1,1 mil milhões de dólares), incluindo créditos e donativos.

Leia mais
Leia menos