A parceria do Brasil com o Grupo Banco Mundial começou em 1949 com um empréstimo hidrelétrico, ajudando a estabelecer o Brasil como líder global em eletricidade de baixo carbono. Ao longo dos anos, o apoio do Grupo Banco Mundial se expandiu em três pilares: Pessoas, Prosperidade e Planeta.

Na área de Pessoas, o Banco Mundial apoiou o Bolsa Família, que tirou milhões da pobreza e estabeleceu padrões para transparência e resposta a crises. Contribuiu para reformas educacionais no Ceará, inspirando mudanças em todo o país, e apoiou o Sistema Unificado de Saúde (SUS), reconhecido como um dos sistemas de saúde pública mais avançados do mundo. O Banco também promoveu oportunidades para povos indígenas, afro-brasileiros, mulheres e jovens, avançando com legislações sobre responsabilidade social, prevenção da violência e redução de disparidades.

No pilar de Prosperidade, o Grupo Banco Mundial apoiou a primeira parceria público-privada (PPP) do Brasil na Linha 4 do Metrô de São Paulo e desde então apoiou um programa de PPP que liberou US$ 8,5 bilhões em investimentos privados ao longo de uma década, melhorando a mobilidade urbana e os serviços. Seu trabalho analítico e assistência técnica ajudaram a avançar em reformas fiscais e estruturais, incluindo a reforma das pensões de 2019, a classificação da capacidade de endividamento estadual (CAPAG) e a reforma do imposto indireto. Iniciativas como a série Progestão apoiam reformas de eficiência fiscal e gestão em vários estados e cidades.

No pilar do Planeta, desde a década de 1990, o Banco Mundial apoia a demarcação de terras amazônicas, reservas comunitárias, gestão florestal certificada e fortalecimento institucional. Liderou esforços nos biomas do Cerrado e Caatinga para a sustentabilidade da água, agricultura e gestão da terra. A IFC foi pioneira em instrumentos de finanças sustentáveis, como os primeiros empréstimos vinculados à sustentabilidade e azuis, títulos sociais e empréstimos contra desmatamento zero. Em 2023, o Brasil emitiu seu primeiro título soberano de sustentabilidade, apoiado pelo Grupo Banco Mundial e pelo BID, abrindo novas oportunidades para o financiamento sustentável.

O Grupo do Banco Mundial continuará a priorizar engajamentos de alto impacto que vão além da escala de seu financiamento, apoiando o desenvolvimento do Brasil nesses pilares.

Última atualização: 19 de novembro de 2025

Leia mais
Leia menos