Os projectos apoiados pelo Banco Mundial em Moçambique tiveram impacto significativo em sectores como educação, energia, saúde, protecção social, infra-estruturas, agricultura e governação. Apesar dos desafios persistentes, os principais resultados incluem:
Emprego
O projecto Aproveitar o Dividendo Demográfico apoia o empoderamento, educação e emprego dos jovens. O Programa EMPREGA prestou serviços de emprego a mais de 20.000 jovens. Mais de 500 PMEs e 3.000+ microempreendedores receberam financiamento. Foram criados cerca de 6.000 empregos e estágios, com foco em jovens vulneráveis.
Energia
Os projectos Energia para Todos e Acesso Sustentável à Energia e Banda Larga ajudaram a ligar 4 milhões de pessoas à electricidade. O projecto ASCENT ligará mais 1 milhão, e 68 instalações públicas.
Educação e Competências
O Aprender+ ajudou a melhorar a educação para 3,8 milhões de estudantes. O MozSkills ajudou a expandir as matrículas no ensino superior para 54.600, desenvolveu 80+ qualificações de EFTP, certificou 3.136 formadores e melhorou o acesso digital para 180.000 utilizadores. O Integra prestará serviços integrados em distritos vulneráveis.
Água / Saneamento
O Projecto de Apoio aos Serviços e Instituições de Água ajudou a fornecer água potável a 120.000 pessoas; o Projecto de Saneamento Urbano melhorou o acesso ao saneamento para 103.000 pessoas e 145.000 estudantes, enquanto o projecto Águas Seguras ajudou a fornecer serviços de água e saneamento a 200.000 pessoas em Nampula/Zambézia.
Saúde
O portfólio de saúde ajudou a expandir o acesso a cuidados de saúde para 1,2 milhões de pessoas no Norte do país. A Operação de Revitalização dos Serviços de Saúde Distritais e Comunitários ajudou a aumentar a força de trabalho comunitária de saúde em 13%, alcançando 2,5 milhões de agregados familiares. O Projecto de Preparação, Resposta e Resiliência em Emergências de Saúde irá reforçar a preparação para emergências através de vigilância, laboratórios e sistemas digitais.