Quadro de Parceria com o País

Um novo Quadro de Parceria com o País (CPF) para o período de 2026-2030, que orienta o envolvimento do Grupo Banco Mundial no país, está em preparação e centrar-se-á no reforço do capital humano e na promoção de meios de subsistência mais resilientes e inclusivos. O CPF irá incorporar dois temas transversais: reforço da capacidade fiscal e institucional e promoção do empoderamento económico dos jovens e das mulheres.

O Diagnóstico Sistemático do País foi atualizado e identificou várias restrições vinculativas interligadas que impedem a redução sustentável da pobreza e o aumento da prosperidade partilhada:

  • Falta de inclusão e baixa produtividade rural.
  • Crescimento económico baixo e instável.
  • Fragilidade e fraca governação.

A Avaliação de Riscos e Resiliência (RRA) também foi atualizada. A atualização da RRA confirma os fatores de fragilidade e de resiliência identificados na anterior RRA de 2020. Além disso, a nova estratégia do Banco Mundial para a Guiné-Bissau continuará a aplicar uma perspetiva de fragilidade e resiliência para abordar os fatores de fragilidade e alavancar as oportunidades de resiliência no país. Adicionalmente, integra as recomendações do Relatório sobre o Clima e o Desenvolvimento do País (CCDR) elaborado em 2024.

Portfólio

O portfólio ativo do Grupo Banco Mundial na Guiné-Bissau inclui seis projetos nacionais (189,79 milhões de dólares) e quatro operações regionais (169 milhões de dólares), num compromisso total de 358,79 milhões de dólares, financiados pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA).

Leia mais
Leia menos