O Marco de Parceria com o País (CPF, em inglês) do Banco Mundial para o Brasil para o ano fiscal 2024–2028 foi criado para ajudar o Brasil a construir uma economia mais produtiva, inclusiva e sustentável. O financiamento do BIRD deve atingir em média cerca de US$ 2 bilhões por ano, enquanto o financiamento do IFC deve ultrapassar US$ 5 bilhões anuais. As garantias do MIGA também devem aumentar.

O CPF está estreitamente alinhado com o Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 do Governo Federal do Brasil e com o Plano de Transformação Ecológica (ETP). Ele foca em três principais objetivos: maior produtividade e emprego, maior inclusão de populações pobres e carentes, e uma economia mais verde com menor vulnerabilidade aos choques climáticos.

Prioridades-chave incluem consolidação fiscal, melhoria da eficácia do governo e reformas regulatórias para reduzir custos de transação e aumentar a competitividade. O CPF apoia o desenvolvimento inclusivo e sustentável, melhor gestão dos recursos naturais, expansão da energia limpa e o desenvolvimento de cidades verdes e resilientes.

Também enfatiza o fortalecimento da proteção social e da educação para grupos desfavorecidos, o avanço de reformas institucionais e a promoção da transparência, bem como a prevenção e o combate à corrupção. Mobilizar capital privado é um objetivo central, com IFC e MIGA desempenhando papéis fundamentais. O CPF incentiva a colaboração próxima com parceiros de desenvolvimento.

O CPF anterior, que abrange o ano fiscal de 2018–2023, foi significativamente ajustado na Revisão de Desempenho e Aprendizagem de 2022 para responder à pandemia de COVID-19.

Última atualização: 19 de novembro de 2025

Leia mais
Leia menos