Com população de 205,3 milhões e um PIB real per capita de $10.616 (2024), o Brasil é o maior país da América Latina. Apesar do tamanho e diversidade, as desigualdades raciais e de gênero continuam limitando as oportunidades e mantêm muitas famílias na pobreza.

O Brasil abrange 8,5 milhões de km², com fortes contrastes regionais. De acordo com o Índice de Capital Humano (HCI), uma criança nascida no Brasil hoje alcançará apenas 55% de sua produtividade potencial com acesso total à saúde e à educação. Considerando o desemprego, isso cai para 33%. As desigualdades são especialmente marcantes: afro-brasileiros, povos indígenas e mulheres enfrentam barreiras significativas, enquanto as pontuações de HCI variam de cerca de 40% no Norte e Nordeste até 70% no Sudeste mais rico — comparáveis aos países da OCDE.

Os recursos naturais do Brasil o posicionam para se beneficiar da transição global para economias de baixo carbono. No entanto, três quartos de suas emissões de gases de efeito estufa vêm de mudanças no uso da terra e da agricultura. Parar o desmatamento e ampliar a agricultura inteligente para o clima são uma prioridade. A Amazônia está se aproximando de um ponto de inflexão ecológica, ameaçando chuvas, agricultura, energia hidrelétrica e abastecimento de água em toda a região. Os esforços de proteção também devem abranger outros biomas vitais, como o Cerrado.

A agricultura pode ser um dos motores dessa transição ao reduzir o desmatamento, expandir o uso sustentável da terra e aumentar a produtividade. A matriz energética predominantemente de baixo carbono do Brasil também cria oportunidades para reduzir emissões no transporte, indústria e cidades a custos relativamente baixos.

O Plano de Transformação Ecológica (ETP) do governo e as reformas recentes visam promover um crescimento inclusivo e sustentável, com a meta de zero desmatamento ilegal até 2030. Alcançar essas metas exigirá ação coordenada entre setores e níveis de governo — lançando as bases para a prosperidade de longo prazo.

Última atualização: 19 de novembro de 2025

Leia mais
Leia menos